sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Bumfights

"A sociedade tem um certo fascínio por pessoas sem teto, vivendo nas ruas. um fascínio quase perverso. As pessoas não tem chance de ver isto frequentemente. Nós achamos que seria excitante dar uma olhada neste tipo de vida. Lutas são parte da "cultura sem-teto". É uma maneira deles de extravasar sua raiva. Nós simplesmente estávamos lá para filmar."

Ray Laticia e Ty Benson eram aspirantes á cineastas em seus 20 anos de idade quando gastaram três anos desenvolvendo um vídeo independente que vendeu absurdamente rápido: BumFights: A Cause for Concern (Luta de bêbados: Uma Causa para Preocupações).

Uma parte sendo filmada "voyeristicamente", e outras duas no estilo "MTv Jackass", estas fitas vhs e Dvd´s de 19 dólares foram praticamente uma resposta á teoria de Terence McKenna, que dizia que: "Nosso trágico universo está ficando perigosamente em falta de histórias frescas e impactantes."

A premissa desta produção é brutal e visionária. É oferecido á Mulheres e homens sem teto vivendo nas ruas da California e las vegas (Carinhosamente apelidados de "bums" (Bebuns, se você preferir!): Dinheiro, comida, liquores e todo tipo de bebidas, Drogas, serviços sexuais com prostitutas, roupas e quartos de motel.

Em troca, eles interpretam proezas amadoras perigosas SEM NENHUMA segurança, ou qualquer tipo de ato imoral, bizarro, e brigas em locais públicos.


Um contra um, dois contra um, grupos versus grupos - até mesmo caminhonetes versus banheiros móveis - Mendigos desdentados e fétidos oferecendo violência praticamente gratuíta - Vemos nas filmagens os doentes, com calças urinadas e defecadas praticamente rolando pelo chão e soqueando-se. Os mais "aventurados" ainda trocam pancadas violentas no rosto com machados enferrujados e sem fio.


E se tudo isso ainda não for o bastante, entre as cenas de violência e brutalidade temos a supermodelo Angela Taylor em um quarto de motel, fazendo strip-tease e balançando os seios.

A maioria das pessoas dizem que todo este "show latrínico" é encenado, mas REALMENTE NÃO É O CASO. Em uma cena, um homem arranca um de seus dentes usando um alicate, outro põe fogo nos próprios cabelos, outro deféca em uma calçada movimentada. Outros ainda pulam de prédios ou descem ladeiras íngremes abaixo em carrinhos de supermercado. Todos sendo recompensados com pedaços de pizzas.

A fimagem é formidavelmente "anti-herói": "Rufus", o "Mendigo Dublê Superstar" - quebra o tornozelo durante uma briga em um bêco. Com 47 anos de idade, foi "honoravelmente" dispensado do exército americano em Maio de 1982 por ferimentos adquiridos durante treinamento de combate. Rufus é o mais barulhento e falador do grupo, e o que exibe a enorme tatuagem escrito "BUMFIGHTS" (Na TESTA!!!):

Outro "Bum", Donald Brennan (53 anos) foi honoravelmente dispensado do Exército dos Eua em 1970. Ele foi menbro da 1° Cavalaria Aérea e serviu no Vietnam por 13 meses. Foi condecorado com um coração de púrpura e uma estrela de prata. Endurecido pela vida, Seus punhos sócam faces, quebram dentes, arróxam ólhos - Tudo no ritmo de uma trilha sonora punk rock.

Não apenas baseado em lutas as filmagens valem-se: O ato de raptar mendigos bêbados, jogá-los dentro de um furgão escuro, amarrá-los com fita crépe e deixá-los atordoados e imobilizados do outro lado da cidade ou até mesmo em outra cidade é apenas outra "atração" do filme.

Os "cineastas" Ryan McPherson - 19 anos, Zachary Bubeck - 25 anos, Daniel J. Tanner - 21 anos e Michael Slyman - 21 anos foram considerados "inocentes" das acusações de perturbação da ordem, promoção de lutas ilegais, conspiração e incitação á violencia brutal. Eles afirmaram possuir um acordo mutual benéfico e profissional com os sem-teto, argumentando que CADA UM DELES ESCOLHEU LUTAR. Não bastasse isto, os sem-teto (a maioria nem mesmo sabia ler!) assinavam uma espécie de contrato onde havia avisos ISENTANDO os cineastas de qualquer ação jurídica ou responsabilidade importante, como segurança, por exemplo.

Os participantes realmente eram recompensados por seus esforços, E coletavam realmente suas recompensas. A defesa argumentou que os réus estavam meramente interessados em documentar o inerente "humor dos sem-teto" (Algo em que o filme inteiro não passa NEM PERTO!), e ao demonstrar parte das filmagens para o Juri, o queixo do juiz simplesmente caiu, enquanto a promotora praticamente desmaiou, e muitas testemunhas fechavam os olhos para não presenciar as fortes cenas.

Em entrevistas com os "cineastas", a contradição emerge. Para a rede de tv BBC, explicaram que "BumFights" não foi feito para ser chocante, mas para mostrar um aspecto da sociedade que as pessoas acabam não enxergando. Já para a revista Wired Magazine, afirmaram que o video FOI FEITO PARA CHOCAR: "Estamos bem cientes de que algumas pessoas acharão hilário, e outras acharão revoltante e nojento". O mais perto que eles chegaram da verdade foi durante uma entrevista para o Las Vegas Review-Journal: "Este projeto é o meio para uma finalidade. Queremos ser grandes cineastas, e estamos juntanto dinheiro para fazer filmes".

Então, quando sendo questionado por Greta Van Susteren da FOX News, Ty Beeson argumentou que arrancar o dente podre de Rufus com um alicate de eletrecista era "uma espécie de favor":

Van Susteren: Porquê não levá-lo ao dentista, ao invés de alcançar-lhe um alicate?

Beeson: Porque ele precisava daquilo fora dele naquele ponto do tempo, e quando se está nas ruas, as coisas são difíceis e você tem que fazer o que é necessário. Esta é a vida real.

Van Susteren: Milhões de pessoas tem dores de dente reais, Ty, e elas vão ao dentista.

Beeson: Você está certa! Milhões de pessoas vão, mas... mas quando se está nas ruas e não pode, você tem um... hããã...bem, você tem um dente que a está incomodando, e deve fazer o necessário...

Van Susteren: Como você pode chamar de "real" o fato de que tudo é encenado, quando você está pagando-os para arrancar os próprios dentes com um alicate, fazer proezas que são perigosas sem o mínimo de segurança, bater com suas cabeças em paredes? Como pode?

Beeson: Bem, como você pode dizer que é ensaiado quando é verdadeiramente seu dente, e ele de fato arrancou-o fora com um alicate de eletrecista?

Van Susteren: Você o pagou para fazer isso?

Beeson: Se nós o pagamos para arrancar fora o próprio dente?

Van Susteren: Exato!

Beeson: Não.

Van Susteren: Ok, então... foi apenas ao acaso que Rufus decidiu arrancar fora seu dente com um alicate, e você estava lá para filmar, é isso?

Beeson: Hããã... sim! Encomodava ele e... hããã... ele o tirou com o alicate! Não sei porquê ainda estamos falando sobre isto!

Até mesmo promotores explicaram que seria difícil descrever pessoas sem comida, abrigo ou roupas como indivíduos com escolhas. Craig Walton, professor de Ética e estudos políticos da universidade de Las Vegas salientou que até mesmo os gladiadores do antigo império romano tinham condições melhores.

"Eu não sabia se era legal ou ilegal," - disse um dos participantes "...mas eu via Reality Shows e pensava, porquê não fazer parte do que estava acontecendo no mundo? Mas só após as coisas começarem que eu percebia o quanto era realmente desmoralizante."

"Bumfights" volumes dois e três estão praticamente completos. Mas não sairão até que um dos bebuns (ops!) vítimas ganhe (ou perca!) o processo civil onde acusa que os "organizadores" o atacaram físicamente após ter-se recusado á assinar um "contrato" para participar do episódio.

Nenhum comentário: